top of page

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

Ao contrário do que se pensa e se diz por ai, "o ABA" não é um método ou uma técnica, mas sim uma tradução literal do termo em inglês, Applied Behavior Analysis, que significa Análise do Comportamento Aplicada, ou seja estamos falando da aplicação de uma ciência. Mais especificamente da análise do comportamento, ciência comportamental cuja base teórica e filosófica se fundamenta no behaviorismo (tradução do termo Behaviorism).

Dentro da análise do comportamento aplicada ao autismo, as intervenções comportamentais intensivas têm demostrado efeitos significativos no desenvolvimento de pessoas, desde a década 1980, conforme descreve Andalécio (2019). Esse tipo de intervenção é caracterizada pela estimulação individualizada (relação 1 x 1, ou seja um profissional para uma criança com autismo), realizada por muitas horas semanais (em média 15h a 40h), por pelo menos dois anos consecutivos, abrangendo várias áreas do desenvolvimento simultaneamente, sendo todas elas orientadas pelos princípios da Analise do comportamento." (Green, 1996 apud Andalécio, 2019).

ESTRUTURA

INTERVENÇÃO EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA)

A intervenção em análise do comportamento aplicada do Espaço MV contará com uma equipe qualificada em análise do comportamento e cuidados importantes na forma de condução da intervenção.

   SOBRE A EQUIPE

A equipe contará com o seguinte organograma:

 

 

 

SUPERVISOR ABA

O Supervisor ABA é um profissional que deve ter, por indicação da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental), mestrado ou doutorado em análise do comportamento ou psicologia com ênfase em análise do comportamento. Isso garante a qualidade dos processos a serem implementados, além de permitir uma visão estratégica dos programas a serem implementados no dia a dia das crianças. O Supervisor é responsável pela chancela do Plano de Ensino Individualizado, revisando-o e gerenciando toda a aplicação dos princípios científicos da análise do comportamento.

COORDENADOR ABA

O Coordenador ABA é um profissional com pós-graduação concluída (preferencialmente) ou em andamento, em análise do comportamento. Ele é o responsável pelo caso, é quem conduz o dia a dia de cada paciente, fazendo a interlocução da equipe com a a supervisão, propondo e aplicando avaliações e reavaliações, e responsável pela elaboração do Plano de Ensino Individualizado de cada criança. A interface com a família também é feita pelo Coordenador ABA, que atua de forma a orientar as mesmas sobre o andamento da intervenção, sobre a gestão do comportamento e efetuar o movimento de retorno aos profissionais das informações recebidas na orientação familiar.

EQUIPE TERAPÊUTICA

A equipe terapêutica do Espaço MV será composta por profissionais graduados em suas especialidades e será a responsável pela aplicação dos programas individualizados de cada criança, assim como aplicação de protocolos específicos de suas especialidades. Essa equipe será composta por Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicomotricistas, Psicopedagogos, Musicoterapeutas e Arteterapeutas, sendo todos eles sob supervisão em análise do comportamento aplicada. A equipe é coordenada pelo Coordenador ABA que mapeia, e oferece informações cruciais para o desenvolvimento de habilidades de cada paciente.

  • Supervisor ABA

  • Coordenador ABA

  • Psicólogo ABA

  • Fonoaudiólogo ABA

  • Psicomotricista ABA

  • Musicoterapeuta ABA

  • Arteterapeuta ABA

  • Psicopedagogo ABA

SOBRE A CONDUÇÃO DA INTERVENÇÃO 

Todas as intervenções realizadas pelo Espaço MV serão baseadas na análise do comportamento aplicada, ciência aplicada baseada no Behaviorismo e com reconhecida efetividade cientifica na intervenção com crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista. A intervenção prezará pela qualidade do processo de desenvolvimento da criança, de forma que cada intervenção é única em si, ou seja, trabalhamos com planejamentos individualizados de fato, para cada criança, pois a referência nessa prática é comprovada pela literatura científica.

 

O fluxo de intervenção inicia-se com uma avaliação cuidadosa de cada criança, pautado em ferramentas validadas pela comunidade acadêmica. Passando a elaboração do Plano de Ensino Individualizado e posterior implementação do mesmo. Semestralmente faz-se necessário uma reavaliação de cada criança para identificação de progressos, retrocessos e barreiras comportamentais a serem superadas.

Soft Brown Minimal HR Functional Organizational Graph (Apresentação (169)).png

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL

Ainda tem perguntas? Entre em contato.

bottom of page